Pode acreditar! E se você curte peixe, você precisa provar.

Aposto que você nunca pensou que seria possível experimentar um peixe vegano tão parecido com o original: em aparência, em textura e em sabor!

Mas o que é que as plantas não fazem? Não é mesmo?! Hahaha.

Ao aderir ao veganismo, uma das minhas maiores dificuldades foi parar de comer peixes e frutos do mar. Por isso, quando encontrei essa receita no blog Okonomi Kitchen, da Lisa Kitahara, meu coração se encheu de alegria! 🤪

Nessa versão, utilizei ingredientes que eu tinha disponível em casa e ficou simplesmente maravilhoso!

Ingredientes

  • Tofu: ele é a base do peixe. O tofu é um ingrediente muito utilizado na culinária oriental e é feito a partir da soja. Ele pode ser feito em casa, mas, neste caso, precisará ser muito bem prensado. De toda forma, o ideal é utilizar o industrializado, que leva um ingrediente para ajudar na coagulação e oferecer maior liga. É interessante também que seja utilizado o tofu firme ou o extra firme, para a semelhança na consistência. Para maior semelhança na textura, faremos cortes na vertical em ambos os lados do filé. E para a semelhança no sabor é utilizada uma combinação de temperos, com o agente principal sendo a alga nori - que tem muito sabor de peixe!

  • Alga Nori: é uma alga marinha, muito utilizada também na culinária asiática e rica em ômegas - o responsável pelo cheiro e sabor característico dos peixes e frutos do mar no geral. Além de utilizá-la juntamente com os demais temperos para marinar e oferecer sabor ao tofu, ela é utilizada como uma parte da “pele” do peixe por ter além de sabor, cor e textura que se assimilam a parte exterior do peixe.

  • Papel de Arroz: também é bastante utilizado na culinária asiática, sendo muito comum na culinária vietnamita. Nessa receita de peixe, ele deve ser rapidamente hidratado para sobrepor a alga nori, consolidando a pele e dando aquela aparência gelatinosa por dentro e crocante por fora. Caso você não tenha, o amido pode substituir, mas tende a ficar mais quebradiço e menos consistente, como seria uma pele de peixe.

  • Água de hidratação do cogumelo: hidratamos 1/2 xícara de cogumelo shimeji desidratado, reservamos o cogumelo para outra receita e utilizamos essa água do cogumelo para marinar o tofu. Essa água traz um sabor umami, tipo de peixe, para a receita. Utilizei ela para substituir o caldo de dashi e o ajinomoto que a receita original pede.

Cogumelos desidratados podem ser facilmente comprados pela internet mesmo e você pode utilizar o cogumelo de sua preferência.

  • Vinagre de maçã: na receita original foi utilizado o vinagre de arroz e seu papel principal é para remover o possível sabor residual do tofu.

  • Shoyu: também conhecido como molho de soja, o molho shoyu é naturalmente salgado, o que é suficiente para temperar o tofu. Além disso, ele também traz sabor umami para o prato.

  • Demais temperos: a semente de coentro em pó é mais um ingrediente que traz o sabor umami. Sua principal função é temperar o tofu e ele pode ser facilmente substituído ou omitido. Também foram utilizados a cebola em pó e o alho em pó como temperos - que trazem sabor e aroma para a receita, mas não são essenciais.

Medidas dos Ingredientes

  • Um bloco de aproximadamente 300-500g de tofu;

  • 1/2 xícara de cogumelo shimeji desidratado;

  • 2 xícaras de água quente;

  • 1/2 xícara de shoyu (molho de soja);

  • 1 colher de chá de sal;

  • 1 xícara de água filtrada;

  • 1 colher de sopa de semente de coentro em pó;

  • 1 colher de sopa de cebola em pó;

  • 1 colher de chá de tomate seco triturado;

  • 2 folhas de alga nori;

  • 1 folha do papel de arroz;

  • 5 colheres de sopa de amido de milho;

  • 3 colheres de sopa de água.

Modo de Preparo

  1. Em um recipiente coloque o cogumelo e a água quente. Tampe e reserve por no mínimo 15 minutos.

  2. Faça o corte no tofu no formato de um filé de peixe.

  3. Com um pano de prato limpo, seque o tofu (pressione bem!) para remover toda a água. Essa etapa é fundamental, porque só assim o tempero vai entrar bem no tofu.

  4. Faça os cortes na vertical na parte superior e na parte inferior, para dar uma “escamada” no tofu e proporcionar textura mais parecida com a de peixe cozido.

  5. Faça a marinada: coe a água do cogumelo que estava reservado hidratando e guarde-o para outra receita. Misture a água do cogumelo, a água filtrada, o shoyu, o sal, o coentro, a cebola em pó e o tomate seco. Picote 1 folha de alga nori na marinada. Coloque o tofu e deixe marinar por no mínimo 4 horas - idealmente 8-12 horas - na geladeira.

  6. Após o tempo marinando, retire o tofu e utilize a outra alga nori para cobrir a parte superior mais curvada. Se necessário, corte a alga para se igualar no tamanho.

  7. Corte um pedaço do papel de arroz correspondente também com o tamanho do tofu e deixe de molho na marinada por 15 segundos.

  8. Retire o papel de arroz da marinada e sobreponha à alga em cima do tofu.

  9. Misture três colheres de sopa de amido de milho com as três colheres de sopa de água restantes. Pincele todo o tofu com o creme resultante.

  10. Em uma panela antiaderente, esquente um fio de óleo vegetal e disponha o tofu.

  11. Polvilhe a parte superior do tofu (que contém a alga e o papel de arroz) com mais amido de milho.

  12. Grelhe o tofu em todos os lados igualmente - até bem dourado.

  13. E está pronto o seu peixinho! Sirva como preferir. Na foto, servi com arroz branco e nirá (cebolinho japonês). Combina muito também com o arroz gohan.

Anterior
Anterior

Leite de Alpiste

Próximo
Próximo

Caponata de Abobrinha