Macarrão feta

Recentemente viralizou no Tiktok essa receita de nome original “Feta Pasta”, um macarrão ao molho de tomates confitados, queijo feta e ervas frescas. Originalmente é uma receita que leva um queijo de origem animal – o queijo feta é um queijo coalhado da Grécia, feito a partir de leites de ovelha e de cabra. Mas, felizmente, o reino vegetal é amplo e rico em alternativas para os adeptos da alimentação vegetariana estrita e graças a ele, hoje trago para vocês uma versão totalmente vegana.

Para a minha versão de Macarrão Feta, vamos utilizar o delicioso queijo feta vegetal, feito com amendoim. Esse queijo ficou maravilhoso e o melhor: é feito em poucos minutos e com ingredientes baratos e fáceis de encontrar. Clique aqui para aprender a fazer.

Com o queijo feta em mãos, vamos aprender a fazer esse delicioso macarrão. Para ele, vamos precisar dos seguintes ingredientes:

IMG_3517.jpg

  • Queijo Feta de Amendoim: aprenda a fazer essa receita aqui. É a estrela principal do nosso prato e na versão vegana não tem como não amar.

  • Tomate Uva ou Tomate Cereja: o tomate uva tem o sabor mais adocicado, portanto é o que eu mais recomendo. Já o tomate cereja possui um sabor mais cítrico, mas pode também ser usado nessa receita. Os tomates servem para deixar a receita mais suculenta, aromática e trazer um equilíbrio de sabores incríveis para a receita.

  • Azeite de Oliva Extravirgem: serve para marinar os tomates e dar aquela característica de tomates confitados, com a casca bem dourada e o interior suculento e cheio de azeite.

  • Orégano: é totalmente opcional e pode ser substituído por outra erva desidratada de sua preferência, como tomilho ou salsinha. Serve para trazer ainda mais aroma e sabor para a nossa receita.

  • Sal: uma pitada é suficiente, uma vez que o queijo feta já é salgado por natureza. Use a gosto por cima dos tomates, mas com moderação.

  • Pimenta do Reino: também conhecida como pimenta preta, usamos uma pitada para acentuar o sabor sem que fique picante.

  • Alho: o alho é usado com a casca mesmo. Ao ser assado com a casca, ele libera o aroma no molho e ganha um sabor mais adocicado em sua polpa.

  • Manjericão Fresco: depois de assados os tomates e o queijo feta, acrescentamos manjericão fresco. Além de uma ótima fonte de cálcio e diversos nutrientes, o manjericão traz um sabor e textura maravilhoso para esse molho.

  • Massa de Sêmola: é o tipo de massa que não leva ovos em sua composição, sendo, portanto, apto para veganos. O ingrediente principal dessa massa é a semolina de trigo, ou seja, ele contém glúten. Se você é intolerante ou tem alergia ao glúten, opte por massas sem glúten, como de arroz, de feijão ou de milho, por exemplo.


Medidas dos Ingredientes  

  • 1 unidade queijo feta vegano

  • 500 gramas tomatinho uva ou cereja maduros

  • 1/4 xícara azeite de oliva extra virgem

  • 1 colher de chá orégano desidratado

  • 1 pitada pimenta do reino em pó

  • 1 pitada sal

  • 250 gramas macarrão de sêmola cru

  • 1 xícara manjericão fresco

Modo de Preparo

O primeiro passo consiste em dispor os tomatinhos em uma forma assadeira e colocar o queijo feta ao centro. Essa cena é tão linda que eu acredito ter sido por causa dela que o macarrão ficou tão famoso.

O segundo passo consiste em marinar os tomatinhos e o queijo feta com o azeite de oliva extravirgem. Nessa etapa, garanta que todos os tomatinhos estão muito bem cobertos de azeite e devidamente marinados. Isso impedirá que os tomatinhos grudem no fundo de sua assadeira e garantirá que todos tenham contato com o azeite para serem confitados da melhor maneira possível. A técnica de confitar alimentos consiste em assá-los de maneira lenta e em baixa temperatura no óleo ou gordura. Essa técnica permite não somente que o alimento tenha maior durabilidade, mas, também, que fique mais macio.

IMG_3522.jpg
IMG_3525.jpg

O próximo passo consiste em adicionar todos os ingredientes que trarão mais aroma e sabor para o nosso macarrão feta. Eu optei por usar orégano, pimenta do reino (pimenta preta), alho com casca e sal. Existe uma infinidade de temperos os quais você pode utilizar e sabendo fazer uma combinação e dosagem corretas, você pode usar a sua criatividade e experimentar diferentes versões desse macarrão. Pode utilizar cebola em pó, alho em pó, páprica doce ou defumada, tomilho, manjericão desidratado, salsa desidratada, pimenta calabresa, entre outros. Garanta que os temperos também estão bem marinados no azeite e, se necessário, acrescente mais um pouco.

IMG_3536_jpg.jpg

Depois de adicionados os temperos é hora de assar. Leve ao forno por aproximadamente 35 minutos a 200°C, ou até completamente dourados e macios. Enquanto o molho assa, cozinhe o macarrão de acordo com as instruções do pacote.

IMG_3561.jpg

Com o nosso molho assado, o próximo passo é retirar todos os dentes de alho, descascá-los, amassar a sua polpa por completo até virar um creme e retornar esse creme à travessa. Em seguida, amasse bem o queijo feta e os tomatinhos e misture até virar um molho de consistência bem cremosa, com pedaços de tomate ainda visíveis.

Com o molho ainda quente, adicione o manjericão fresco e misture bem, para que o manjericão reduza de tamanho, mas não cozinhe por completo, liberando aroma e sabor, oferecendo uma linda cor para o molho e ganhando uma textura semi cozida maravilhosa. Por último, adicione a massa cozida ao molho e misture bem.

E o seu macarrão está pronto para ser servido. Bom apetite!

Anterior
Anterior

Brigadeirão

Próximo
Próximo

Queijo feta vegano