Brigadeirão
Essa receita de brigadeirão vegano é deliciosa, muito similar à tradicional, porém sem ingredientes de origem animal, e portanto naturalmente sem lactose. Além disso, ela é sem glúten.
Perfeita para sua sobremesa de Páscoa, qualquer outra data especial ou quando bater aquela vontade de um docinho.
Ingredientes
Antes de passar para a receita propriamente dita, vamos entender um pouco melhor da função de cada ingrediente, para que você tenha maior liberdade e facilidade com as substituições.
Água: a água nessa receita serve para que façamos um leite de aveia, que vai ser o principal substituto para os lacticínios presentes nas tradicionais receitas de brigadeirão.
Aveia: ao bater a aveia com água, obteremos um leite de aveia. Esse leite deverá ser coado, para que consigamos retirar boa parte das fibras presentes características da aveia. O resultado sera um leite branco lisinho, que usaremos na nossa receita. Ao ser aquecido, o leite de aveia tem a propriedade de engrossar e, juntamente com o chocolate e o amido, trazer uma textura e consistência mais próximas do tradicional brigadeirão.
Amido de milho: ele vai ser o substituto principal para os ovos (que dão consistência ao brigadeirão tradicional). Você pode utilizar também um agár-agár de boa qualidade para essa função.
Chocolate meio amargo: o chocolate é muito importante para essa receita, pois além de trazer todo o sabor de brigadeiro, ele possui manteiga de cacau e outros ingredientes que tem a característica de se solidificar, muito importante para que possamos atingir a consistência ideal de brigadeirão. Eu utilizei 200g, mas se você quiser mais chocolatudo ainda, pode aumentar! Para identificar se um chocolate é vegano, você pode ler os ingredientes, enviar um SAC para a marca ou fazer uma pesquisa rápida no Google para descobrir.
Açúcar: as opções para serem utilizadas são cristal ou demerara. Caso opte por outros açúcares como o mascavo ou de coco, pode alterar um pouco o sabor do brigadeirão e ficar menos característico. Lembre-se: as sobremesas tradicionais, normalmente, levam muito leite condensado de origem animal, ou seja, muito açúcar. Além dele, também costumam levar açúcar cristal. Então se você está a procura de uma receita mais parecida com a tradicional, o açúcar é extremamente importante. Uma opção para diabéticos é substituir a mesma quantidade de açúcar por xilitol.
Sal: o sal é um ingrediente fundamental para qualquer receita doce, pois ele é responsável por trazer equilíbrio e destaque ao açúcar, fazendo com que seu gosto não fique tão enjoativo. Mas basta uma pitada. Não é necessário grandes quantidades.
Medidas dos Ingredientes
3 xícaras de água
1 xícara de aveia
3 colheres de sopa amido de milho
200 gramas de chocolate meio amargo
1/2 xícara de açúcar cristal ou demerara
1/2 colher de chá sal de cozinha
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata a aveia e a água por 4 minutos. É extremamente importante bater até triturar completamente a aveia. Como resultado, você obterá um leite de aveia que precisará ser coado.
Em seguida coe o leite vegetal com uma peneira bem fina ou voal e retorne ao liquidificador. Você pode guardar as fibras coadas (resíduo) para receitas futuras, como cookies, aveioca, trufas saudáveis, entre muitas opções.
Adicione o amido de milho e bata novamente.
Em uma panela leve o leite já batido com o amido, o açúcar, o sal e o chocolate picado e mexa bem até o chocolate derreter por completo.
Continue mexendo e desligue o fogo quando observar que consegue ver o fundo da panela (igual o ponto do brigadeiro mesmo!).
Unte uma forma de pudim com óleo vegetal de sua preferência e leve o brigadeirão.
Espere esfriar e leve à geladeira por aproximadamente 4 horas, ou até você observar que ele está refrigerado por completo e pronto para ser desenformado.
Desenforme em um prato e prontinho! Sirva como preferir e aproveite a sua receita.