Leite e Ricota de Semente de Girassol

Hoje decidi trazer para vocês uma receita muito simples, gostosa, sustentável e nutritiva.

Simples por que é feita em menos de 15 minutos. Gostosa por que é a substituição perfeita para os tradicionais leite e ricota feitos do de leite de vaca. Sustentável por que nós aproveitamos tudo desta receita, uma vez que com o bagaço fazemos a ricota. Nutritiva por ser feita com a semente de girassol, uma excelente aliada no quesito alimentação saudável, por ser riquíssima em nutrientes como a vitamina B6, ferro, magnésio, proteínas, além de ser uma ótima fonte de gorduras — macronutriente essencial importantíssimo na nossa dieta.

Ingredientes

  • Semente de Girassol: ela é a base da nossa receita. No geral, leites vegetais podem ser feitos com qualquer castanha, oleaginosa, alguns tipos de cereais e leguminosas. E nesse caso optamos pela semente de girassol tanto por ser acessível, quanto pelas propriedades que vamos explorar nessa receita. Idealmente Devemos utilizar a semente de girassol sem a casca, mas caso você não encontre, pode ser utilizada a semente de girassol com a casca, com a diferença de que, neste caso, o bagaço não poderá ser aproveitado para a ricota.

  • Água: no próprio leite tradicional de vaca, a água é a substância mais abundante, correspondendo a cerca de 78% do alimento. Nos leites vegetais não seria diferente. E utilizaremos água em duas etapas da nossa receita — A primeira sendo para o demolho e higienização da semente e a segunda sendo para a produção do próprio leite. No tópico abaixo, as medidas deste ingrediente são referentes a produção do leite vegetal, enquanto as quantidades para demolho higienização das sementes não precisam ser exatas.

  • Sal: o sal é um importante aliado em várias receitas pela sua propriedade de acentuar o sabor dos alimentos. Portanto, utilizamos uma pequena pitada de sal no leite vegetal, que contribui tanto para isto, quanto para uma melhor conservação do alimento. Também utilizamos sal na ricota, uma vez que tradicionalmente este alimento é bem salgado.

  • Azeite de Oliva: este é incorporado na receita para trazer uma maior fonte de gordura, uma vez que essa é uma característica muito forte nos laticínios. Ele pode ser omitido, embora seja fortemente recomendado, já que, além da gordura, ele traz para a receita muito sabor.

  • Vinagre: uma forte característica dos laticínios fermentados, como o queijo, é a presença de um sabor ácido, típico da fermentação. Por este motivo, adicionamos o vinagre na nossa receita. O vinagre é um alimento que também passa por um tipo de fermentação, por isso sua acidez típica contribui para a construção do sabor da ricota. Ele pode ser substituído também por suco de limão, tendo em mente que o sabor será um pouco diferente.

  • Temperos: os temperos utilizados nessa receita, para além do vinagre, azeite e sal, são totalmente opcionais e adaptáveis. Eu optei por acrescentar orégano e um pouco de tomilho. Outras opções são páprica (doce, defumada ou picante); semente de mostarda; cominho; semente de coentro moída; salsinha desidratada; cebola e alho desidratados; manjericão; entre outros. O interessante das folhas verdes escuras como tomilho, orégano, salsinha, manjericão, é que são riquíssimas em cálcio, um nutriente que necessita de mais atenção, principalmente na alimentação vegetariana.

Medidas dos Ingredientes

  • 1 xícara de água filtrada

  • 1/4 de xícara de semente de girassol

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

  • 1 colher de sopa de vinagre

  • 1 colher de sopa de orégano

  • 1/2 colher de chá de sal

Modo de Preparo

Leve a semente de girassol a uma tigela e cubra com água. Deixe a semente hidratam do por aproximadamente 8h. Caso você não tenha paciência de esperar, pode ferver ela em água quente por aproximadamente 5 minutos.

Depois de hidratada, retire toda a água da semente de girassol e lave-a em água corrente.

Após a hidratação e higienização é hora de preparar o nosso leite. Leve a semente de girassol e a água filtrada no liquidificador e bata até completamente triturados.

Em seguida, coe o líquido obtido com auxílio de um voal (o saquinho de pano utilizado nas fotos) ou pano de prato de fina espessura. O objetivo aqui é separar o leite do seu resíduo. Nesse etapa teremos então dois produtos, o leite vegetal e a polpa semente, que utilizaremos como base para a nossa ricota.

Após coar o leite, adicione uma pitada de sal, misture bem e está pronto para beber ou armazenar. Armazene em um pote limpo, de preferência esterilizado, na geladeira e consuma em até três dias.

O próximo passo é fazer a nossa ricota. E para ela basta misturar o resíduos com o sal, o vinagre, o azeite de oliva e os temperos de sua escolha. Para uma maior cremosidade, acrescente uma pequena quantidade do leite vegetal. Essa quantidade vai depender do quão seca está sua ricota e o com cremosa você gostaria que ela estivesse.

Após incorporados todos os temperos, a ricota está pronta. Você pode consumir imediatamente ou armazenar em um pote higienizado dentro da geladeira. A ricota possui maior durabilidade do que o leite vegetal, uma vez que ela leva mais sal e tem uma maior concentração de temperos no geral, que ajudam na conservação do alimento.

Anterior
Anterior

Grãomelete

Próximo
Próximo

Brigadeirão