Bolo de fubá
O tradicional bolo de fubá Mineiro, em sua versão 100% vegana.
Esse bolo é tão delicioso, macio, focinho que até derrete na boca.
Ele é perfeito pra sua mesa de café da manhã.E você ainda pode acrescentar erva doce, para um bolo de fubá com erva doce maravilhoso.
Eu amei muito, principalmente por que tem aquele gostinho de infância.
Ingredientes
Fubá: é muito importante que o fubá utilizado nesta receita seja de boa qualidade. A recomendação é o fubá de moinho d’água. Ele é um fubá mais artesanal, enquanto o fubá tradicional do mercado - o fubá mimoso - é um pouco mais processado e possui menos amido. No entanto, os dois funcionam e ambos resultaram em um bolo delicioso.
Farinha de trigo branca: você pode utilizar outros tipos de farinha caso busque um bolo mais integral, ou uma versão sem glúten. Mas a farinha de trigo branca proporciona a esse bolo aquela maciez do tradicional bolo de fubá. Ao utilizar a farinha de arroz, por exemplo, o seu bolo de fubá tenderá a ficar mais quebradiço. Ao utilizar a farinha de trigo integral, o seu bolo ficará mais pesado e um pouco mais seco. Você pode, no entanto, optar por uma combinação de farinhas para um melhor resultado.
Açúcar: a minha escolha principal é o açúcar cristal. Este açúcar possui um gosto mais suave e é utilizado na tradicional receita de bolo de fubá mineiro. Portanto, como busco reproduzir uma receita o mais parecida o possível com a tradicional, eu escolho o açúcar cristal. Se você é diabético, ou possui alguma restrição ao consumo de açúcar, você pode optar por adoçantes culinários, como o eritritol. Você também pode utilizar açúcares menos refinados, como o açúcar mascavo, mas tenha em mente que isso pode alterar a cor, o sabor e a textura do seu bolo.
Sal: o sal é essencial em qualquer receita doce para trazer um equilíbrio, ressaltar o doce, sem que essa fique enjoativa.
Óleo vegetal: a recomendação é que seja utilizado um óleo vegetal de sabor mais neutro, e que não se solidifique na geladeira. Isso porque óleos vegetais de sabores fortes vão alterar o sabor final do seu bolo de fubá, bem como, óleos vegetais que tendem a se solidificar em temperaturas não muito baixas, podem alterar a estrutura e a textura final. Algumas sugestões de olhos vegetais são o óleo de milho, o óleo de canola, o óleo de girassol ou o óleo de soja.
Água morna a quente: a temperatura da água desempenha um papel fundamental nessa receita. Isso porque ela aumenta a velocidade da reação química do fermento, que é responsável por fazer o bolo crescer e ficar fofinho.
Fermento químico: É muito importante que o fermento químico esteja dentro do prazo de validade, caso contrário, isso pode alterar o resultado final do seu bolo. O fermento químico é composto de um ácido e uma base em conjunto com um pouco de amido de milho que absorve qualquer umidade e impede que esse ácido e essa base entre em contato com a água. Isso porque, uma vez em contato com água, o ácido e a base reagem formando sal e água. Além disso, na reação do fermento também é liberado o gás carbônico, responsável por fazer a massa crescer. O gás formado fica aprisionado em bolhas dentro da massa de bolo e é isso que faz com que o bolo fique fofo. Se essa reação acontece muito antes do ideal, a tempo o suficiente para que o gás “fuja” da massa, fazendo com que o seu bolo fique solado. Da mesma maneira se essa reação ocorre muito depois do ideal, não há tempo o suficiente para que o fermento reaja por completo e o todo o gás necessário seja formado antes que o bolo esteja cozido. Uma vez cozida, a massa não é mais maleável para crescer. Por isso a extrema importância de colocar o fermento químico no momento correto, após o forno já aquecido, sua forma já untada e todos os ingredientes da massa do bolo já misturados. Também é necessário que o fermento seja incorporado na massa de maneira bem delicada, porém ágil. Misturar a massa demais pode dispersar todo o gás formado. Uma vez incorporado na massa, esta já pode ser transferida à forma untada e levada para assar.
medidas
2 e 1/2 xícara fubá
1 e 1/2 xícara farinha de trigo
3/4 xícara de açúcar
1 pitada de sal
3/4 xícara de óleo
3 xícaras de água quente
1 col sopa fermento
Óleo para untar a forma
Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 200°C.
Em uma tigela, leve o fubá, a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Misture muito bem.
Agora acrescente o óleo vegetal e a água quente.
Misture bem com o auxílio de um fouet, para que não haja pelotas de farinha.
Unte uma forma de alumínio.
Por último incorpore o fermento delicadamente na massa, também com o auxílio de uma peneira para peneirar e um fouet para mexer, até obter uma massa uniforme.
Leve a massa à forma e, em seguida, ao forno, para assar por aproximadamente 30 minutos, ou até o bolo crescer e dourar. Não abra o forno antes do bolo começar a dourar! Para ter certeza que está pronto, envie um palito ou faca no bolo e certifique-se de que eles sairão limpos.