Pipoca caramelizada
ingredientes
Milho de pipoca: o ingrediente principal, claro. Portanto, opte por um milho de qualidade.
Óleo vegetal: escolha um óleo vegetal com gosto mais neutro, de preferência o refinado. Algumas opções são o de soja, o de canola, o de girassol, o de milho ou o de algodão. Todos estes possuem sabor bem neutro e textura mais fina, deixando a pipoca bem leve. Você pode, também, optar por estourar a sua pipoca por outros meios, sem utilizar um óleo vegetal. Um exemplo é utilizar uma pipoqueira elétrica que estoura o milho através do ar quente.
Açúcar: você pode utilizar o açúcar de sua preferência - mascavo, demerara, cristal, refinado, de coco. Lembre-se, no entanto, que a alteração do tipo de açúcar pode alterar o sabor final da sua pipoca, deixando ela bem mais doce (refinado) ou com algum gosto residual (mascavo ou de coco). Minhas recomendações são o cristal ou o demerara.
Margarina vegetal: é um ingrediente OPCIONAL. A receita tradicional de caramelo leva a manteiga, portanto, a margarina vegetal é uma opção acessível e que substitui bem. Também é possível utilizar manteiga vegana ou 1 colher de sopa de óleo vegetal - ou apenas omitir esse ingrediente.
Leite de soja: é o leite vegetal que recomendo para essa receita. É possível substituir por outros leites vegetais, no entanto.
Sal: essencial para equilibrar o doce dessa receita. Além da colher de chá de sal acrescentada no caramelo, você pode salgar a pipoca previamente, a gosto, para um sabor mais puxado para o caramelo salgado.
medidas (em massa)
80g de milho de pipoca
14g de óleo vegetal
100g de açúcar cristal
6g de sal
240g de leite vegetal
15g a 30g de margarina vegetal
medidas (em volume)
10 colheres de sopa de milho de pipoca
1 colher de sopa de óleo vegetal
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
1 xícara de leite vegetal
1 a 2 colheres de sopa de margarina
modo de preparo
Em uma panela, leve o óleo vegetal e 3 grãos de milho de pipoca em fogo médio e espere os 3 estourarem. Esse é o sinal de que a temperatura do óleo está adequada para colocar todos os milhos.
Acrescente os demais milhos e estoure sua pipoca em fogo médio a baixo.
Após feita a pipoca, armazene em uma tigela e reserve.
Na mesma panela, utilize um papel toalha para limpar qualquer possível casca de milho que tenha ficado para trás e adicione o açúcar.
Derreta o açúcar em fogo médio a baixo até obter aquela cor dourada, típica de caramelo.
Acrescente o sal e o leite vegetal. Caso vá utilizar a margarina, pode acrescentar aqui também.
Misture tudo em fogo médio, até levantar fervura.
Levantou fervura, cozinhe misturando sem parar até conseguir ver o fundo da panela - tipo ponto de brigadeiro. Nesse ponto seu caramelo ainda vai ficar mole, caso desligue o fogo.
Para um caramelo mais consistente e uma pipoca mais sequinha, continue cozinhando o caramelo por mais 5 minutos, aproximadamente, até começar a borbulhar bem e ser possível ver o fundo da panela com bastante facilidade. Assista o vídeo aqui para ver com detalhes.
Desligue o fogo e jogue a pipoca no caramelo. Misture com delicadeza, sirva em uma tigela e espere esfriar, ou coma quentinha mesmo.