Pão de Cranberry e Nozes
Um pouco da história…
Essa receita foi inspirada e adaptada de uma receita original da mãe da Amanda e sua tia Julie.
Esse era o pão favorito da Amanda, uma comida especial que trazia muito conforto e boas memórias para ela. Sua mãe tinha costume de fazê-lo na época do outono dos Estados Unidos e, em Dezembro de 2019, Amanda me apresentou essa iguaria aqui no Brasil. Ela pediu a receita para a sua mãe e com muita animação e paciência e reproduziu ela aqui na minha casa, com ingredientes comprados na mercearia local.
A combinação específica de especiarias com as nozes e o cranberry fazem dessa receita diferenciada e especial. Mas claro, você pode utilizar a sua criatividade e adaptar a qualquer momento. Embora alguns dos ingredientes não sejam muito acessíveis, eles são totalmente substituíveis e, para saber com mais detalhes, leia a lista detalhada de ingredientes abaixo.
Água: um líquido é essencial para essa receita, mas caso você queira incrementar um pouco mais, substituir por outro líquido como suco de frutas ou leite vegetal também é possível. Vale a pena lembrar, no entanto, que ao substituir, você pode acabar alterando o sabor final da receita.
Xarope de bordo: originalmente a receita leva xarope de bordo para adoçar (maple syrup), um ingrediente que não é facilmente encontrado no Brasil. Mas você pode substituir esse ingrediente por um pouco de açúcar ou até mesmo melado de cana. O melado, no entanto, possui um gosto característico e alterará o sabor final da receita.
Óleo vegetal: nós utilizamos óleos vegetais mais neutros, como o óleo de soja, de girassol, de milho ou de canola. Outros óleos vegetais como de coco, ou azeite de oliva desempenham a mesma função estrutural no pão, porém podem alterar o gosto.
Farinha de pão: essa farinha pode ser comprada em padarias ou estabelecimentos que normalmente fabricam e comercializam pães. Ela é diferente da farinha de rosca, mas pode ser substituída por ela caso a farinha de pão não seja uma opção.
Sal: o papel do sal é harmonizar o sabor doce da receita, por isso não é necessário uma grande quantidade. Pode ser utilizado sal marinho, do himalaia ou até mesmo o sal grosso, certificando de que sejam bem dissolvidos juntamente com a água.
Especiarias: canela em pó, cravo em pó e noz moscada são as especiarias utilizadas (e fortemente recomendadas!) para essa receita. Sinta-se livre para omitir ou substituir alguma delas, tendo a ciência de que essa escolha pode alterar o seu sabor final.
Cranberry: o cranberry é uma fruta desidratada que casa muito bem com as especiarias e as nozes, mas na falta, você pode substituir por outras, como uva passa, frutas cristalizadas, banana passa, damasco ou qualquer outra fruta seca de sua preferência. Corte as frutas em tamanhos menores se necessário (como no caso do damasco ou da banana).
Nozes: como mencionado anteriormente, as nozes combinam muito com essa receita, mas podem também ser substituídas por castanha do pará, castanha de caju, castanha de baru, amêndoas ou outra castanha de sua preferência. Para uma textura crocante e agradável, é necessário picar em pedaços menores as oleaginosas escolhidas para essa receita. Você pode também optar por não utilizar e nem substituir as nozes.
Fermento biológico seco: o fermento, juntamente com as 12 horas de descanso, são responsáveis pelo crescimento da massa e pelo leve sabor de fermentado do nosso pão. É imprescindível utilizar um fermento de boa qualidade, que esteja dentro do prazo de validade, e não utilizar água muito quente e ou muito gelada. A água gelada dificulta a ação do fermento, enquanto a água quente pode matar a nossa colônia de fungos.
Farinha de trigo branca: a farinha de trigo branca é essencial para um pão macio e com elasticidade. Caso você esteja a procura de uma receita mais integral, você pode optar por substituir parte da farinha branca por parte de farinha integral. Para isso, é necessário acrescentar primeiramente a farinha integral e só depois chegar ao ponto ideal da massa com a farinha branca. A farinha integral, no entanto, resultará em um pão mais seco e menos fofinho.
Medidas dos Ingredientes
1 e 1/4 xícara de água
1/3 xícara de xarope de bordo ou açúcar ou melado de cana
1 e 3/4 colher de sopa óleo vegetal
2 xícaras de farinha de pão
1 e 1/2 colher de chá sal
1/2 colher de chá canela em pó
1/4 colher de chá cravo em pó
1 pitada de noz moscada
1 xícara de cranberry
3/4 xícara de nozes picadas
Modo de Preparo
Misture os ingredientes líquidos e o fermento biológico uniformemente.
Misture os ingredientes secos, exceto a farinha de trigo branca, os cranberries e as nozes.
Vá acrescentando a farinha aos poucos.
Quando a massa ficar muito pesada para misturar na tigela, vire em uma bancada limpa e vá acrescentando farinha aos poucos e sovando até dar o ponto – quando a massa começa a desgrudar das mãos e da mesa.
Cuidado para não acrescentar farinha demais e a massa ficar muito seca.
Sove a massa por 10 minutos.
Em seguida, acrescente os cranberries e as nozes e continue sovando até que tudo esteja muito bem encorpado.
A massa desse pão necessita de descansar por 12 horas.
Você pode voltar com ela para a bacia inicial, cobrir com um pano limpo e guardar no forno desligado da noite para o dia seguinte.
No dia seguinte, leve a massa para uma forma de pão (ou qualquer forma que você tiver) e asse por cerca de 30-40min a 180°C ou até dourar.