Panquecas Americanas

Você já experimentou panquecas americanas tradicionais alguma vez na vida? Se você nunca experimentou, essa receita é uma que você precisa testar o quanto antes!

Fofinhas, deliciosas e feitas com ingredientes acessíveis, são perfeitas para um café da manhã de domingo especial. E, claro, são 100% veganas, sem lactose e muito simples de fazer.

Essa receita foi desenvolvida com ajuda da minha noiva Amanda Daigle, inspirada no blog Nora Cooks.

IMG_5277.jpg
IMG_5283.jpg

  • Farinha de trigo branca: proporciona maciez e elasticidade para a massa, dando aquela sensação de massa que derrete na boca!

  • Leite vegetal: Para se fazer as panquecas é necessário água, que pode advir do leite vegetal ou em sua forma pura mesmo. Nessa receita eu utilizei o leite de soja industrializado, mas sinta-se a vontade para utilizar qualquer leite vegetal de sua preferência. O importante mesmo é a presença da água. O interessante do leite vegetal é que ele acrescenta mais nutrientes à nossa receita e tais nutrientes variam de tipo de leite para leite. Por exemplo: o leite de soja é uma boa fonte de proteínas e, caso seja industrializado, também é fortificado com vitamina B12, D e cálcio, nutrientes que podem se apresentar menos abundantes em uma dieta vegetariana.

  • Óleo vegetal: nessa receita, o óleo vegetal também desempenha o papel de proporcionar maciez para a massa. Eu utilizei o óleo de soja, mas você pode utilizar qualquer óleo vegetal, lembrando-se de que alguns possuem gosto residual bem forte e podem mudar o sabor das suas panquecas. Os óleos que eu recomendo, por sua neutralidade, são: óleo de soja, óleo de coco sem sabor, óleo de girassol, óleo de milho, óleo de canola. Você pode utilizar também o óleo de coco tradicional, e isso trará um leve gostinho delicioso de coco para a sua receita.

  • Fermento químico em pó: é responsável por fazer as panquecas crescerem e ficarem fofinhas. Caso prefira, você pode substituir o 1 colher de sopa de fermento por 1 colher de sopa de vinagre + 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio.

  • Açúcar: o papel do açúcar nada mais é do que adoçar a sua receita. Eu utilizo o açúcar cristal ou demerara, pois eles são acessíveis e não pesam e nem mudam a cor da massa. Você pode fazer testes com o açúcar mascavo ou açúcar de coco, lembrando que eles podem mudar a cor e talvez deixar a massa um pouco mais pesada, densa e, consequentemente, menos fofinha. Para diabéticos e pessoas que não podem consumir açúcar, eu recomendo a utilização de adoçantes culinários, como o xylitol ou o eritritol, na mesma proporção. O eritritol adoçará um pouco menos, mas você pode reajustar as medidas se necessário.

  • Sal: a única função do sal na nossa receita é acentuar o sabor do açúcar, fazendo com que a panqueca proporcione um sabor doce suficiente ao paladar, sem que seja enjoativo.

  • Essência de baunilha: ela é totalmente opcional, porém traz um sabor muito gostoso para as nossas panquecas. É totalmente possível de fazer a receita sem a essência, embora eu recomende fortemente e acredite que ela traz um diferencial. Caso você esteja utilizando leites vegetais que já possuam essências e sabores próprios, ela pode ser dispensada com total tranquilidade.


Medidas dos Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo branca

  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó

  • 1/2 colher de chá de sal

  • 2 colheres de sopa de açúcar cristal ou demerara

  • 1 e 1/2 xícara de leite vegetal

  • 2 colheres e sopa de óleo vegetal

  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de Preparo

  1. Misture os líquidos em uma tigela.

  2. Com o auxílio de um fouet (fuê) e uma peneira vá peneirando a farinha e misturando pouco a pouco. É importante não misturar excessivamente, apenas o suficiente para homogeneizar os ingredientes. Isso proporcionará uma panqueca mais fofinha e aerada.

  3. Acrescentar frutas ou gotas de chocolate na massa é opcional para diferentes sabores e versões da mesma panqueca.

  4. Acrescente por último o fermento e misture uniformemente. Essa etapa também deve ser feita de maneira rápida e apenas o suficiente para incorporar o fermento na massa. Isso porque o fermento começa a reagir logo que entra em contato com os líquidos e depois de um tempo perde sua eficácia.

  5. Em uma frigideira quente, com um fio de óleo, despeje um massa suficiente para fazer uma panqueca. Ao dourar de um lado, vire para o outro. Você também pode utilizar uma frigideira antiaderente de boa qualidade para que o óleo não seja necessário.

  6. Sirva as panquecas de acordo com a sua preferência. Uma dica é servir com frutas, como banana, maçã caramelizada, morangos ou a fruta que você mais gostar. Outra dica é utilizar alguma cobertura ou xarope – existem versões saudáveis como o melado de cana, calda de agave ou xarope de bordo e também versões mais processadas como as caldas industrializadas que em grande maioria são veganas. Para conferir, basta ler o rótulo. Uma dica menos tradicional, mas que eu amo é servir com pasta de amendoim – ela acrescenta uma boa fonte de proteínas e gorduras para um café da manhã nutritivo e completo. Outras pastas como as de amêndoas ou de castanhas também são opções deliciosas

Anterior
Anterior

Pão de Cranberry e Nozes